.NET - Porque não?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que tenho tantos livros de .NET, ASP.NET e SQL Server que vou vender tudo no MercadoLivre por uma pechincha. Aguardem.

Sempre fui muito entusiasmado pela plataforma .NET da Microsoft. Afinal, ela permite fazer, e bem feito, tudo a que meu projeto se propõe: aplicações ricas, rodando em nuvem, na web, no desktop e em dispositivos móveis. A produtividade é boa, é uma plataforma padrão de mercado e conversa com outras plataformas usando padrões abertos, como webservices rest e etc.

Tem alguns incentivos interessantes, como por exemplo a iniciativa ImagineCup, para estudantes universitários, que dá ferramentas e treinamento para a plataforma da Microsoft. Tem também o programa WebSpark, para desenvolvimento de aplicações web, que fornece as ferramentas e informações a um custo de US$ 100 por 3 anos. Mas fora esses programas, quando você tiver clientes do mundo real, vai ter que comprar todas as ferramentas. E seus clientes (e você) ficarão fiéis à plataforma Windows.

Então, por que não?

É proprietária. Segue padrões abertos, mas você estará sempre preso à plataforma e aos direcionamentos que a Microsoft der a suas tecnologias. Digo isso pois, se fizer uma leitura atenta do contrato de licenciamento do .NET Framework encontrará uma cláusula que diz que a Microsoft pode cobrar por ele a qualquer momento, inclusive pelo runtime (biblioteca instalada nos computadores para permitir a execução dos seus programas escritos nessa plataforma). Por isso, mesmo que você não use as ferramentas da Microsoft para desenvolver, ela pode, eventualmente (embora eu duvide que isso possa acontecer) cobrar pela tecnologia também.

Somente uma plataforma. O mundo está se tornando bastante fragmentado com a web, e várias plataformas poderão emergir e algumas desaparecer, nos próximos anos. O mercado pode facilmente mudar da atual hegemonia dos PC's para dispositivos móveis que executam variadas plataformas. E aí? Fácil de responder: você estará onde a Microsoft estiver, se ela estiver. Onde você quer estar? Eu quero estar em todos os lugares.

Assim, meu projeto está livre da plataforma .NET e das ferramentas da Microsoft.

Comentários