Genexus - Porque não?

Já avaliei as ferramentas da Artech em duas oportunidades. A primeira foi a versão do 9 do Genexus, e um bom tempo depois a versão 10. Eis a minha opinião sobre a ferramenta:

É proprietária, ou seja, você vai casar com a Artech. Curioso que parte do marketing da ferramenta é que você será livre para escolher e mudar de banco de dados e linguagem quando quiser, sem perder sua base de conhecimento, desde (claro) que você continue sempre fiel ao casamento.

É caro. Muito caro. Existem várias ferramentas gratuitas e mesmo pagas de baixo custo que podem ter a mesma produtividade. Se você é uma software house que tem muito pessoal e pode continuar cobrando muito dos seus clientes, pode ser viável para você. Pra mim, e pro restante do mercado, custo alto reduz a competitividade e os lucros também.

É engessado. Quem conhece a ferramenta logo identifica um software criado nela, na primeira olhada. São todos parecidos e, acredite: se quiser fazer algo muito diferente dos outros a produtividade já era.

Assim, meu projeto está livre do Genexus.

Comentários